Embargos de terceiro: procedimento especial no processo civil

Proteção jurídica da posse e propriedade

28/10/2020 às 09:03
Leia nesta página:

O presente artigo visa considerar brevemente aspectos em torno do procedimento especial dos embargos de terceiro, instituto do Direito Processual Civil que garante a proteção jurídica a bens reais de terceiros no que tange a sua posse e propriedade.

Os embargos de terceiro, que possuem natureza de ação autônoma, de procedimento especial contencioso, visam à proteção da posse ou propriedade de bens de terceiro, uma vez que estes sofreram ameaça de constrição ou constrição judicial indevida e o ato judicial originou-se de relação processual da qual o terceiro não participou (BARROSO, 2016, p. 239).

Estão sempre associados, por dependência, a uma outra ação, na qual foi determinada a apreensão indevida (são atos de apreensão, entre outros: a penhora, depósito, arresto, sequestro, alienação judicial, arrecadação, arrolamento, inventário e partilha, bem como qualquer outro do qual possa resultar esbulho ou turbação da posse do bem de terceiro (GONÇALVES, 2017, p. 274).

O terceiro deve ser entendido amplamente como quem não é parte no processo; o §1º do art. 674 demonstra que o terceiro que possui legitimidade ativa para opor embargos é não só o proprietário, inclusive fiduciário, mas também o possuidor (BUENO, 2018, p. 578).

Só tem legitimidade para opor embargos de terceiro aquele que não figura como parte no processo em que a apreensão ocorreu ou foi determinada (GONÇALVES, 2017, p. 275).

Ainda sobre a legitimidade ativa para opor embargos, nos termos do art. 674, §2º, são considerados terceiro:

i) cônjuge ou companheiro, quando defende a posse de bens próprios ou de sua meação, ressalvado o disposto no art. 843,

ii) adquirente de bens cuja constrição decorreu de decisão que declara a ineficácia da alienação realizada em fraude à execução,

iii) quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração da personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte e

iv) o credor com garantia real para obstar expropriação judicial do objeto de direito real de garantia, caso não tenha sido intimado, nos termos legais dos atos expropriatórios respectivos.

Com relação à oportunidade para opor embargos de terceiro, estes podem ser apresentados a qualquer momento na etapa de conhecimento do processo, enquanto não transitada em julgado a sentença e quando se tratar da etapa de execução ou cumprimento de sentença, o prazo é de até 5 (cinco) dias após o ato de adjudicação, da alienação por iniciativa do particular, da arrematação ou remição, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta (BARROSO, 2016, p. 239).

O parágrafo único do art. 675 traz importante regra segundo a qual o magistrado determinará a intimação pessoal de terceiro cuja existência identifique e lhe pareça ter interesse em embargar o ato (BUENO, 2018, p. 579). Concernente à competência para julgar os autos referentes aos embargos de terceiro, por dependência dos autos originários, o terceiro embargante deverá opor perante o mesmo juízo que ordenou a constrição (BARROSO, 2016, p. 239).

Tratando-se de atos constritivos realizados por carta, os embargos de terceiro serão oferecidos perante o juízo deprecado, salvo quando a ordem da constrição partir do juízo deprecante ou quando a carta já tiver sido devolvida, conforme art. 676, parágrafo único (BUENO, 2018, p. 579).

A petição inicial atende aos requisitos do artigo 677 do CPC: o embargante deverá respeitar o disposto no art. 319 do CPC, além de fazer a prova sumária de sua posse e a qualidade de terceiro, oferecer documentos e rol de testemunhas, requerer a liberação dos bens e dar como valor da causa o valor do bem constrito (BARROSO, 2018, p. 241).

O texto legal do art. 678 não expressa que a decisão que pode determinar a suspensão das medidas constritivas sobre os bens litigiosos objeto dos embargos, bem como a manutenção ou a reintegração provisória da posse, trata-se de uma medida liminar. O magistrado, reconhecendo suficientemente provado o domínio ou a posse, decidirá sumariamente, a um só tempo quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito – equivalente à tutela provisória de urgência – art. 300 (BUENO, 2018, p. 579).

Se necessário, o juiz poderá condicionar a liminar à prestação de caução pelo requerente, para assegurar o embargado de eventuais prejuízos, caso os embargos sejam julgados improcedentes, mas o juiz a dispensará se o requerente for hipossuficiente (GONÇALVES, 2017, p. 283)

Os embargos poderão ser contestados no prazo de quinze dias, findo o qual se seguirá o procedimento comum (na conformidade com o preconizado no artigo 318, parágrafo único, do CPC, aplica-se o procedimento comum subsidiariamente aos demais procedimentos especiais, como é o caso dos embargos de terceiros em que, não havendo disposição procedimental a certa altura, residualmente seguir-se-á pelo procedimento comum).

A redação do artigo 681 do CPC estabelece expressamente que “acolhido o pedido inicial, o ato de constrição judicial indevida será cancelado, com o reconhecimento do domínio, da manutenção da posse ou da reintegração definitiva do bem ou do direito ao embargante”.

A decisão judicial, inequivocamente uma sentença (art. 203, § 1º do CPC) – a despeito do silêncio do art. 681 –, impugnável através recurso de apelação (artigo 1.009 do novo CPC) a ser recebido no duplo efeito, suspensivo e devolutivo (artigos 1.012, caput e parágrafo 1º e 1.013 ambos do novo CPC) determinará o cancelamento do ato de constrição judicial indevida e reconhecerá, embora sem força de coisa julgada, o reconhecimento do domínio, da manutenção da posse ou da reintegração definitiva do bem ou do direito ao embargante (BUENO, 2018, p. 580).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Embargos de Terceiro e Oposição

Não há como confundir a oposição com os embargos de terceiro. Nestes, um terceiro vai a juízo para postular que seja desconstituída a apreensão de um bem que foi indevidamente realizada, porque a coisa lhe pertencia, e não às partes. Nos embargos, o terceiro não entra na disputa pela coisa litigiosa, mas quer tão somente liberar um bem indevidamente apreendido.

Não há relação de prejudicialidade entre os embargos e a ação em que o bem foi apreendido, diferentemente do que ocorre na oposição (GONÇALVES, 2017, p. 272)

Embargos de Terceiro e Ações Possessórias

É a ação que mais se aproxima das possessórias. Sua função é permitir ao terceiro, que não é parte do processo, recuperar a coisa objeto de constrição judicial.

Não é possessória porque pode ser ajuizada não apenas pelo possuidor, mas também pelo proprietário, e visa proteger o terceiro, não propriamente de esbulho, turbação ou ameaça, mas de apreensão judicial indevida - distinguem-se das ações possessórias em dois aspectos: podem ser ajuizados não só pelo possuidor, mas também pelo proprietário; e têm por finalidade afastar não esbulho, turbação ou ameaça, mas apreensão judicial, indevida porque recai sobre bem de quem não é parte. (GONÇALVES, 2017, p. 272)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BUENO, Cassio Scarpinella. Manual de direito processual civil : volume único. 4. ed. São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

BARROSO, Darlan; LETTIÈRE, Juliana Francisca. Prática processual no novo processo civil. 7. ed. rev. e atual. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2016.

GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Novo curso de direito processual civil, volume 2 : processo de conhecimento (2ª parte) e procedimentos especiais. 13. ed. São Paulo : Saraiva, 2017.

Sobre a autora
Amanda Soares Ferlin

Estudante de Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos