É possível ter 2 ou mais fiadores na mesma locação?

16/04/2024 às 15:43
Leia nesta página:

Quando o assunto é alugar um imóvel, a garantia utilizando um fiador é uma das opções mais comuns para garantir o pagamento do aluguel em caso de atraso no pagamento. Mas é permitida a utilização de 2 fiadores no mesmo contrato?

Neste artigo, exploraremos além da garantia por fiador, analisando outras modalidades de garantia locatícia disponíveis no mercado imobiliário. Vamos comparar suas vantagens e desvantagens, oferecendo informações para ajudá-lo a entender as opções e fazer a melhor escolha para o seu perfil.

O papel do fiador

O fiador é uma das formas mais tradicionais de garantia locatícia. Essa modalidade ocorre quando uma terceira pessoa, conhecida como fiador, assume a responsabilidade de pagar o aluguel caso o inquilino não o faça. Ao concordar em ser fiador essa pessoa se compromete a garantir o pagamento do aluguel e qualquer outra despesa de responsabilidade do locatário, caso o locatário não cumpra suas obrigações contratuais.

Assim, o fiador se torna um elo de confiança entre o proprietário do imóvel e o inquilino, oferecendo segurança adicional no contrato de locação.

Requisitos para ser fiador

Em muitos casos, os proprietários de imóveis exigem que o fiador apresente comprovantes de renda e/ou bens tangíveis como garantia adicional de sua capacidade de arcar com os pagamentos caso o inquilino não o faça. Essa prática visa proteger os interesses do proprietário e fornecer uma camada extra de segurança para o contrato de locação.

Para se qualificar como fiador de aluguel, uma pessoa física ou jurídica deve atender a certos requisitos, como ter uma renda líquida suficiente para cobrir as despesas do aluguel (geralmente três vezes superior ao valor do aluguel), possuir um imóvel quitado em seu nome e não ter restrições de crédito. Além disso, o fiador precisará fornecer documentos que comprovem sua capacidade financeira e sua propriedade de um imóvel, além de assinar o contrato de locação em conjunto com o locatário.

Ter dois fiadores no mesmo aluguel

É possível ter dois fiadores na locação. A Lei do Inquilinato (Lei Federal 8.245), lei que rege as relações de locações, não estabelece um limite para o número de fiadores.

Quando há mais de um fiador, a responsabilidade pela dívida que seja deixada pelo locatário é considerada solidária, o que significa que o locador pode cobrar a dívida de qualquer um dos fiadores. No entanto, os fiadores podem acordar entre si a divisão da responsabilidade pela dívida.

Alternativas ao fiador

Embora o fiador seja uma garantia comumente exigida pelos locadores, nem sempre é fácil encontrar alguém disposto a assumir essa responsabilidade. Nesses casos, existem outras opções de garantias locatícias disponíveis no mercado imobiliário:

Caução: Nesta modalidade, o inquilino realiza um depósito em dinheiro equivalente a até três meses de aluguel, conforme determinado pelo locador. Esse valor é mantido em uma conta específica e pode ser usado pelo proprietário para cobrir eventuais inadimplências. Ao final do contrato, o valor é devolvido ao locatário, com o rendimento da caderneta de poupança, desde que não haja débitos pendentes.

Seguro fiança: O inquilino contrata um seguro junto a uma seguradora, que se compromete a pagar a totalidade das obrigações do locatário em caso de inadimplência. Embora ofereça uma solução conveniente e sem a necessidade de envolver terceiros, essa opção pode ser mais cara a longo prazo, devido ao pagamento de uma taxa anual.

Título de capitalização: Nessa modalidade, o locatário adquire um título junto a uma instituição financeira e o nomeia em favor do proprietário do imóvel. Ao final do contrato, o valor investido é devolvido ao inquilino, acrescido de rendimentos proporcionais à taxa de retorno do título, desde que todas as obrigações contratuais sejam cumpridas.

Conclusão

Cada modalidade de garantia locatícia possui suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá da decisão do locador. Esperamos que este artigo tenha fornecido informações úteis para ajudá-lo nesse processo.


Referência:
Lei do Inquilinato

Sobre o autor
Gustavo Falcão

Criador da plataforma 99Contratos, uma plataforma feita para a criação personalizada de contratos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos