É inegável que a internet faz parte da vida do homem contemporâneo. Atualmente, as relações de comunicação entre as pessoas está a cada dia mais fácil e rápida, isso faz com que o bom uso do computador acelere a troca de conhecimentos entre os seres humanos, seja conhecimento cultural, científico ou social. Paralelamente ao desenvolvimento de atividades positivas temos visto que também se desenvolvem atividades criminosas pela internet. Ora, a internet é um meio utilizado pelo homem para viabilizar e facilitar a comunicação entre as pessoas, sendo um meio, a internet pode ser utilizada de acordo com a intenção de que dela faz uso. Vemos que há duas formas de se cometer crimes pela internet. A primeira se dá quando o criminoso utiliza o computador e a internet para cometer delitos já existentes, como por exemplo estelionato, violação de direitos autorais. Nesta primeira modalidade já se encontra bem sedimentada uma legislação que venha a combater tais tipos criminais, entretanto, num estágio mais avançado tenta-se desenvolver meios de prova mais eficazes de se determinar a materialização criminal. A segunda maneira de se cometer crimes na internet é utilizando-se o computador para cometer delitos contra outros computadores. Não se está falando, com isso, numa personalização das máquinas, mas quando se diz crime contra o computador, enfoca-se a invasão, violação, alteração e deterioração dos dados contidos nos computadores. Esses dados podem pertencer ao patrimônio de uma determinada pessoa, podem ser produções artísticas, podem ser informações íntimas, enfim, a sua natureza pode assumir infinitas possibilidades. Nesta modalidade de crime, a legislação brasileira ainda está um pouco atrasada uma vez que não há tipificação para esses crimes, sendo utilizada ainda a analogia com outros delitos para coibi-los. É exatamente aí que ocorre um grande problema, pois na lei penal não se pode punir alguém sem que haja lei anterior que defina o crime e este artifício tem feito com que a impunidade para crimes de informática seja exacerbada.

Respostas

2

  • 0
    R

    Romevaldo Domingo, 14 de março de 2010, 17h30min

    Sou estudante do 2º Semestre de Direito na UCSAL, quero está sempre informado sobre tudo o que acontece de novo no ramo do DIREITO.

    Estou fazendo uma pesquisa sobre Direito Penal, e este comentário sobre a lei 84/99 vai fazer parte da minha apresentação em aula.

  • 0
    F

    F.C Quarta, 09 de junho de 2010, 2h22min

    Olá Romevaldo, meu nome é Fábio, sou estudante do 2º Semestre , támbem estou na busca de conhecimentos sobre os normas juridicas na área da Informática. sou autodidata na área da computação onde meus interesses são centralizado nesses assuntos, caso queira trocar algumas jurisprudencias ou fatos aqui abordados meu email é [email protected] abraço

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.